Sem Fôlego: Livro de contos escrito pelo delegado Renato Oliveira será lançado, no sábado (26)

24 de outubro de 2019 15:45

“Enquanto corro, o desespero se apodera de mim. E agora? Talvez o policial tenha tropeçado e caído ou levado um tiro de raspão no ombro ou na perna”, diz um trecho do conto “Sem fôlego”, que dá nome ao livro do delegado federal Renato Oliveira. A obra será lançada no próximo sábado (26), em São Paulo.

São 16 contos eletrizantes que dão vida ao livro indicado a quem curte emoção e adrenalina. O delegado federal é apaixonado por literatura desde a adolescência, mas o cotidiano da profissão também o ajudou a criar as histórias.

“O dia a dia na profissão serve como uma fonte de matéria prima”, declarou Oliveira. Segundo ele, o trabalho de delegado é rico em situações inusitadas. “Estou sempre ouvindo histórias de pessoas quando as interrogo ou como declarantes. Às vezes, você vê e ouve coisas que parecem mais ficção do que se eu criasse na minha imaginação. O desafio é colocar essas pequenas pérolas em narrativas que envolvam o leitor”, explicou.

Sem fôlego é o quinto livro publicado por Renato Oliveira. O primeiro foi o “Coração de Gato”, em 2010 e, em 2012, publicou “Síndrome de Otelo”. Em seguida; em 2013, foi a vez do romance policial: “Primeiro Corte” e, em 2014, outro livro de contos: “Tempos de Guerra”.

“Acho bacana escrever contos, pois na agitação do nosso dia a dia, pessoas querem ler histórias mais rápidas. No conto, a narrativa é desenvolvida em torno de poucos personagens e a ação se passa em um espaço temporal menor”, contou o autor. Ele explica que tenta criar finais surpresas que deixem o leitor espantado e refletindo sobre o assunto e que nem sempre são policiais.

“Envolvem sim a parte criminal, mas são histórias cotidianas diversificadas. São 16 narrativas com um passeio nos gêneros literários. Tem suspense, comédia, drama, romance, terror. Gosto de diversificar e me divirto criando enredos que fujam um pouco do lugar comum”, contou o autor.

Renato Oliveira, que é associado à ADPF, convida os colegas para prestigiar o lançamento. “Todos fazemos parte desta grande família que é a Polícia Federal e sua presença será importante e bem vinda servindo para trazer mais brilho ao lançamento”, disse.

Serviço

Data: 26.10, sábado

Horário: das 17h às 20h

Local: Casa das Rosas (Av. Paulista, nº 37 – Bela Vista – São Paulo)