Rebelião em presídio de Salvador chega ao segundo dia

31 de julho de 2007 10:31

O motim começou no fim da manhã de domingo, depois de uma tentativa de fuga frustrada, quando dois presos foram baleados e cinco pessoas foram mantidas reféns, três agentes penitenciários e dois detentos. Segundo a Secretaria de Justiça, cerca de 150 parentes e visitantes que estavam no presídio no momento da rebelião continuam no local, em solidariedade aos rebelados.

As negociações com os presos para a liberação dos cinco reféns e o fim do motim foram retomadas por volta das 8 horas. Até ontem, eles reivindicavam o retorno de 51 presos que, depois da fuga do traficante conhecido como Piti, foram transferidos para a Unidade Especial Disciplinar (UED), em um regime de segurança máxima, mas já aceitam se entregar caso Maurício, vulgo “Cabeção”, e Joseval Bandeira, dois dos 51 transferidos, retornem ao complexo.

Na tarde de ontem, parentes dos presos tentaram fechar o acesso ao presídio, com barricadas. Os policiais desfizeram o bloqueio e houve protesto. Um grupo de familiares dos presos continua na frente do presídio hoje.