Quem quer a Infraero?

6 de agosto de 2007 18:24

Em encontro na manhã de hoje com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da CPI do Apagão Aéreo no Senado, Jobim sinalizou que vai promover mudanças mais profundas na Infraero. “Ele disse que tomará medidas possivelmente para trocar todo mundo”, disse o senador.

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, será demitido oficialmente nesta segunda-feira, durante reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil). A vaga de Pereira será ocupada por Gaudenzi, ex-deputado federal, que deve tomar posse ainda hoje.

Demóstenes ressaltou, no entanto, que Jobim não demonstrou disposição em mudar também o comando da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), uma vez que os diretores da agência não podem ser demitidos e seus mandatos terminam em 2011.

Dos cinco diretores da Anac, apenas Jorge Veloso pertence ao setor aéreo, sendo especialista em segurança de vôo. O presidente da agência, Milton Zuanazzi –indicado pela ministra da Casa Civil Dilma Rousseff–, é pós-graduado em sociologia. A advogada Denise Abreu trabalhou com José Dirceu na Casa Civil. O diretor Leur Lomanto foi deputado federal e assessor parlamentar da Infraero e Josef Barat é economista.

Demóstenes afirmou que a CPI está disposta a investigar denúncia de que Denise Abreu teria sugerido transferir o departamento de cargas dos aeroportos de Congonhas (SP) e Viracopos, em Campinas (SP), para o de Ribeirão Preto (SP), porque este seria administrado por amigos da diretora da Anac. “A CPI vai convocar a Denise Abreu e pedir que ela seja investigada pelo Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal”, disse.

O senador afirmou que a Anac passará a ser o “novo foco” da CPI depois da Infraero, uma vez que uma série de denúncias atingem a agência reguladora que administra o setor aéreo do país. “Vamos estudar tudo para ver o que fazer. Não há comando, há corrupção, há partidarização na Anac. Mesmo alguns diretores regionais são também incompetentes e cumprem missões partidárias”, criticou Demóstenes.

Encontro
O relator da CPI se encontrou na manhã de hoje com Jobim para entregar oficialmente o relatório parcial da comissão com as investigações sobre a queda do Boeing da Gol, em setembro do ano passado. Ele também deixou com o ministro um relatório elaborado pela CPI com um diagnóstico sobre o setor aéreo nacional.
Demóstenes disse que saiu do encontro com uma “ótima impressão” sobre o novo ministro da Defesa. “O ministro parece estar muito bem informado, já tinha conhecimento das conclusões do relatório da CPI”, afirmou.
————————————————————————–
Folha de São Paulo