Presidente da ADPF se reúne com Moro para debater projeto anticrime

22 de março de 2019 16:20

A ADPF esteve reunida nesta sexta-feira com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para debater, entre outras pautas, o projeto Anticrime, em tramitação no Congresso Nacional. A associação já formalizou o apoio ao texto e pediu empenho dos parlamentares para que a proposta de combate à corrupção seja aprovada. Participaram da reunião o presidente da ADPF, Edvandir Paiva, o diretor da regional da Bahia, Rony Silva, e a diretora de São Paulo, Tania Prado.

Em entrevista à EBC, Paiva afirmou que a matéria não pode ficar estacionada como a PEC 412/09. “O importante é que tramite. O Congresso Nacional tem toda autonomia para fazer alterações no projeto, mas que ele não fique parado como ficou a proposta de emenda à Constituição (PEC) da autonomia da PF, parada há dez anos.”

O Projeto Anticrime engloba enfrentamento à corrupção, facções criminosas e crimes violentos. O objetivo é aumentar a eficácia no combate ao crime organizado, além de reduzir pontos de estrangulamento do sistema de justiça criminal.

Déficit da PF

Outro assunto importante discutido foi o concurso da Polícia Federal. Paiva solicitou apoio para que todos os aprovados no último concurso para o órgão sejam chamados. Uma turma neste ano e outra no primeiro semestre de 2020. Entregou ainda um estudo realizado pela Comissão dos Aprovados, que comprova a extrema necessidade da convocação. “A Polícia Federal não é gasto. É investimento. E mesmo diante do problema fiscal que enfrentamos no país, precisamos repor os quadros, senão a capacidade investigativa da polícia fica comprometida”, disse.

Atualmente, a defasagem de servidores na instituição chega a 4,5 mil cargos vagos. A expectativa é de que sejam convocadas mil pessoas até 2020.