Presidente da ADPF parabeniza ANP pela formação de 180 novos delegados federais

10 de dezembro de 2020 14:11

Em visita à Academia Nacional de Polícia (ANP), na quarta-feira (9), o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Felix de Paiva, parabenizou o delegado federal Umberto Ramos Rodrigues, diretor da instituição, pelo êxito na formação de 180 novos delegados. O curso será encerrado na próxima semana.

“Foi um curso cheio de desafios, em função das adequações necessárias ao período de urgência sanitária decorrente da pandemia. Acredito que a ANP cumpriu a missão de preparar os novos delegados, assim como os outros policiais federais, para exercerem as suas funções”, afirmou o delegado Umberto Rodrigues.

O Diretor ressaltou a inovação da ANP, que inseriu também treinamentos simulados no curso de formação, de modo a preparar o futuro delegado a exercer as complexas atribuições do cargo, já no primeiro dia de trabalho.

“Com os treinamentos simulados é possível criar situações e treinar as novas autoridades policiais em episódios bem próximos dos reais como lavraturas de flagrantes e resolução de problemas comuns que todo delegado costuma ter que resolver na sua rotina.”

“A ANP deve sempre se pautar na disciplina e hierarquia, pilares da instituição. E, dentro desses parâmetros, buscar formar delegados preparados para assumir responsabilidades e liderarem desde o início da carreira”, disse Paiva.

Para o delegado federal, o preparo físico e tático é muito importante. Mas, mais ainda, os treinamentos e técnicas necessários para enfrentar e resolver os desafios do dia a dia da PF, sobretudo para quem tem
a atribuição de dirigi-la.

A turma de delegados e peritos criminais que está na Academia se forma em cerimônia marcada para o dia 14/12. A ADPF foi protagonista na luta pela recomposição dos quadros da Polícia Federal, que transformou o concurso inicialmente previsto para 500 policiais em mais de 1000, com a convocação dos excedentes.