Delegado da PF palestra em congresso internacional, na Espanha

11 de novembro de 2020 17:23

O delegado de Polícia Federal José Fernando Moraes Chuy vai participar do congresso “Os Desafios da Polícia na História Contemporânea”, em Madri, na Espanha, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2020. Trata-se de um evento realizado anualmente pela Facultad de Ciencias Políticas y Sociología Universidad Complutense de Madrid.

A participação de Chuy será no início da tarde do dia 4 de dezembro, quando abordará o tema “A radicalização virtual terrorista e seu moderno enfrentamento: um estudo de caso brasileiro frente a um problema global”. Ele participará do evento como doutorando da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), onde cursa Doutorado em Direito e Segurança.

“Novo terrorismo”

O estudo que o delegado federal irá apresentar examina o “novo terrorismo” – expressão que, segundo ele, acabou sendo popularizada após o ataque às torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001, em Nova York, nos Estados Unidos. Chuy explica que se trata de um discurso político planejado de forma a justificar uma guerra global ao terror e que trouxe, como característica principal, a rejeição do terrorismo como crime.

José Fernando Moraes Chuy apresentará as consequências e incongruências relacionadas à priorização do uso da força militar diante do fenômeno, especialmente o desenvolvimento de uma segunda geração de líderes terroristas por meio da radicalização virtual.

Defenderá ainda a atuação policial frente ao crime de terrorismo, como forma de obediência a preceitos democráticos e, abordará o enfrentamento moderno à radicalização violenta através das redes sociais.

De acordo com o delegado, a partir da casuística de investigação recente realizada pela Polícia Federal do Brasil, será feita uma tentativa de avaliar a possibilidade de divulgar as ações policiais antiterroristas como forma de, antecipadamente, informar segmentos que ignoram o perigo do “encantamento do terror” propagado pela Internet.

Difusão do conhecimento

Para o delegado federal, a participação de especialistas brasileiros em eventos internacionais é fundamental porque demonstra a qualidade dos profissionais no campo da pesquisa acadêmica. Segundo ele, é possível observar uma maior participação de delegados de Polícia Federal em seminários nacionais e internacionais. “Não se pode mais pensar a atividade policial distante da pesquisa científica”, avalia.

Com relação à produção e difusão do conhecimento de temas relacionados com a atividade do cargo de delegado de Polícia Federal, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) oferta apoio financeiro aos associados para pós-graduação, mestrado, doutorado, publicação de livros e participação em seminários e congressos como palestrante/conferencista.

Associado há 14 anos, José Fernando Chuy já foi contemplado com estes benefícios, tanto para mestrado, quanto para a publicação de livros.

“Tudo isso demonstra o comprometimento da ADPF com o associado, mas muito mais do que isso. Demonstra a disposição e o empenho da associação na capacitação do delegado de Polícia Federal e, por conseguinte, na melhoria dos trabalhos de polícia judiciária. Orgulho em ser associado!”, diz.