Lula dá justificativa para lucro dos bancos

9 de agosto de 2007 09:24

“Mais impressionante é o dia que os bancos derem prejuízo e que o governo tiver de criar um Proer para ajudá-los. Aí o prejuízo é total”, disse Lula, ironizando o programa de socorro aos bancos do governo Fernando Henrique Cardoso, para lembrar que seu antecessor ajudou mais os bancos do que ele.

Para Lula, “é importante que a gente analise a rentabilidade dos bancos com o crescimento do crédito no país. Vocês vão perceber que o crédito cresceu mais que quadruplicou , desde o consignado ao crédito para as empresas”, afirmou.

Lula disse sonhar com o dia em que todos possam ganhar no Brasil. “Todos, empresários, trabalhadores, bancos, a imprensa, podem ganhar um pouco mais”. Para o presidente, “esse é o momento ideal”.

O presidente aproveitou o comentário sobre o lucro recorde dos bancos no seu governo para fazer o contraponto: “O que eu não quero é que ninguém tenha prejuízo porque na hora que um tem prejuízo tenta jogar nas costas do povo pobre. Eu não quero que o povo mais pobre perca”.

Depois de receber um telefonema do ministro Walfrido dos Mares Guia, Lula ligou para o presidente do Senado, Renan Calheiros, para “dar os parabéns a ele” pela votação de projetos de interesse do governo. “Ele me contou que o processo de investigação estava em andamento na Suprema Corte”, disse Lula, referindo-se ao processo aberto no Supremo Tribunal Federal a pedido da procuradoria-geral da República.

“Eu penso que o Senado, em algum momento, vai tomar uma decisão. Esse caso não pode ficar a vida inteira dependendo dos discursos políticos”, defendeu Lula. “Em algum momento vai ter de decidir. Ou o Senado julga, ou a PF investiga, ou a Suprema Corte julga porque tudo tem de ter um começo, meio e fim”

Na opinião de Lula, a crise Renan “está chegando a hora de ter um fim, à medida que se faça as investigações completas. O que penso é que o Renan está entregando os documentos que lhe estão pedindo. É preciso que o Senado tome a decisão que entender deva tomar”.

Questionado sobre sua posição em relação a Renan, Lula disse que “todo brasileiro, os 190 milhões, terão meu apoio porque todos são inocentes até que prove o contrário”. Segundo o presidente, “todo mundo pode levantar suspeita sobre todo mundo, há momentos de investigações, há momentos de apurações e de julgamento. O que nós precisamos é permitir que as pessoas tenham tempo de provar se são culpadas ou não e, ao mesmo tempo, serem julgadas corretamente”.

Lula falou sobre sua expectativa em relação à crise do Senado: ” O que quero é que o que está acontecendo no Senado não prejudique as necessidades do Brasil, que precisa ter as coisas votadas urgentemente, porque muitos projetos importantes dependem de leis a serem aprovadas”, disse.

“Eu, até agora, estou contente com o comportamento do Congresso Nacional porque já estou com quase cinco anos de mandato, sou o único presidente da República que nunca fiz queixa do Congresso. Acho que tem problema porque o Congresso representa a cara da sociedade no dia das eleições. É lá que é uma caixa de ressonância das convergências e divergências da sociedade e precisamos aprender a conviver com a democracia e os percalços da democracia. Que é bom, às vezes incomoda, mas ainda é o melhor regime para que a gente possa viver tranqüilamente”, disse Lula.