Jubileu da PF: ADPF participa de homenagem da Câmara pelos 75 anos da instituição

29 de março de 2019 10:17

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal pelos seu aniversário de 75 anos. O presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, compôs a mesa da solenidade que reuniu deputados, representantes de entidades de classe e servidores do órgão.

O evento aconteceu por iniciativa da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), que destacou a admiração do povo pela instituição. “A Polícia Federal cresceu em presença, competências e estruturas com novas unidades, delegacias, superintendências e postos avançados. E, principalmente, em proporção até maior, em questão de prestígio. É conhecida pela atuação em todo território nacional e reconhecida pelo cidadão.”

“Temos que preparar a Polícia Federal para mais 75 anos”, alertou o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, que aproveitou o momento de fala, na presença dos deputados, para ressaltar a necessidade de investir no órgão. “Precisamos de reposição dos quadros e autonomias necessárias para continuar fazendo o trabalho que a população se acostumou a admirar.”

Os delegados aposentados, bem como os da ativa, foram lembrados por Paiva. “Na pessoa do dr. Damásio, gostaria de cumprimentar todos que já cumpriram a sua missão e que construíram essa instituição tão valorizada pela população brasileira. Nesses 75 anos, foram vocês que fizeram os alicerces. Na pessoa do dr. Leiro, vice-presidente da ADPF, eu gostaria de cumprimentar e saudar os policiais federais da ativa que estão escrevendo todos os dias uma nova página do país e da instituição.”

Em seguida, Paiva ressaltou que a Polícia Federal é uma excelente instituição porque tem quadros apaixonados, uma corregedoria forte; e servidores comprometidos com o país. “É preciso manter esse quadro, ampliar e chamar os colegas que estão lutando pela convocação de mil novos policiais”, disse em referência aos aprovados no último concurso. “Muito obrigado a todos e como diz o nosso hino ‘somos fortes na linha avançada’. Viva a Polícia Federal!”, concluiu o presidente da ADPF.

O vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro, também chamou atenção para a valorização dos servidores, principalmente, em relação ao déficit de policiais no efetivo. “É preciso homenagear todas as carreiras policiais, de todas as gerações. Mas também é necessário ficar alerta para a valorização da Polícia Federal, especialmente, no que tange a recomposição dos seus quadros. Temos que chamar os mil aprovados do atual concurso da PF”, argumentou.

A questão também foi lembrada pela diretora da regional da ADPF em São Paulo, delegada Tania Prado. “Nessa casa da democracia, que é o Congresso Nacional, recebemos com muita honra essa homenagem, com um significado muito grande nesses 75 anos. Gostaríamos de fortalecer ainda mais a instituição com autonomia prevista na Constituição, mas há ainda outros assuntos importantes e urgentes que é a convocação de todos os candidatos aprovados no concurso de 2018. Esses jovens sonhadores querem ajudar no trabalho da PF, no combate ao crime organizado, à fraude, à lavagem de dinheiro”, disse. “Para os próximos 75, 100 anos, a PF conta com o apoio daqueles que foram eleitos legitimamente pelo povo”, concluiu.

Na tribuna, deputados discursaram em favor das pautas da categoria. “Essa Casa tem um compromisso enorme com a nossa gloriosa Polícia Federal no sentido de aprovar a lei orgânica, a PEC 412 e o mandato para diretor-geral escolhido em lista-tríplice. Chegou o momento de darmos à PF o que ela realmente merece.”

O diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, fez um apelo para que os parlamentares apoiem o órgão. “É uma instituição que trabalha incessantemente a favor do Estado de forma imparcial e apartidária, características amplamente reconhecidas pela sociedade brasileira. A PF, como uma polícia republicana, desenvolve o seu trabalho, cumpre suas atribuições pautando sempre pelo ordenamento jurídico posto pela constituição cidadã.”

O deputado federal e delegado Felício Laterça (PSL-RJ) comemorou os 75 anos da PF, mostrou apoio no que tange a reforma da previdência e garantiu que defenderá a categoria para que tenha direito a um regime diferenciado na proposta. “Polícia não tem distinção entre cargos, entre instituições. Eu vejo o temor em relação à reforma da previdência e estamos atentos a essa questão. Vamos lutar para que haja transição e todos aqueles integrantes do artigo 144 da nossa Constituição sejam respeitados”, afirmou.

Para o delegado federal Pablo Oliva, a Polícia Federal tem o poder de união das pessoas. “A PF está na luta, nas ruas para mudar o nosso país. É muito bom estar aqui na presença nesse auditório quase cheio, pois em sessão solene, não fica assim. Mas a Polícia Federal tem esse encanto, essa felicidade de reunir a todos porque ela é patrimônio de todos nós”, finalizou.

Café da manhã

Antes da sessão solene, ADPF participou de um café da manhã oferecido pelas entidades Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) e Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol) para celebrar o início da legislatura. Na ocasião, deputados e senadores compareceram para demonstrar apoio às pautas da categoria, especialmente, à reforma da previdência, que tramita na Casa. Entre os presentes estiveram o senador Fabiano Contarato (Rede/ES); Luiz Flávio Gomes (PSB/SP); Felício Laterça (PSL/RJ); Lincoln Portela (PR/MG) e Pablo Oliva (PSL/AM).