IACC vai reunir especialistas para debater segurança pública em SP

17 de outubro de 2019 10:55

A segurança pública no país precisa ser tratada como prioridade na agenda estratégica do Brasil e considerada fundamental e urgente para a sociedade. Por isso, nos dias 26 e 27 de novembro, será realizada a 2ª edição do IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, em São Paulo. O evento reunirá, nos dois dias, especialistas, delegados, representantes de entidades e autoridades da área. 

“Nesta 2ª edição do Fórum IACC, discutiremos temas essenciais à segurança pública e ao sistema de persecução criminal”, explicou a diretora regional da ADPF em São Paulo e organizadora do evento, Tania Prado. Segundo ela, para isso, o evento contará com a presença de delegados da Polícia Federal de todas as regiões do país, a fim de buscar soluções e alternativas para melhorar eficiência na gestão das investigações e da própria Polícia Judiciária. “Será uma oportunidade importante não só para o debate, mas para intercâmbio de ideias e projetos”, concluiu. 

Para outra organizadora do Fórum, a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP), Raquel Kobashi Gallinati, o IACC será uma oportunidade imperdível de atualizar os conhecimentos e intensificar o debate dos temas relacionados à segurança pública. “As discussões previstas na programação enriquecem o repertório dos profissionais do setor e revelam a importância de fortalecer a Polícia Judiciária brasileira, que vem desempenhando papel fundamental no combate aos crimes de corrupção que tanto lesam o Estado e ao crime organizado, cujas ações repercutem em toda sociedade”, afirmou.

O Fórum IACC chega à sua segunda edição com ainda mais robustez e relevância. Essa é a avaliação do delegado Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) e um dos organizadores do evento.  “A segurança pública, além de fundamental para a vida em sociedade, está em evidência e é fundamental aproveitarmos esse cenário para mostrar o quanto evoluímos em diferentes processos”, destacou. 

Mesquita explica que a Polícia Judiciária não parou no tempo. Avançou com a tecnologia e lidou com investigações de crimes cada vez mais modernos, como os cibernéticos. E, agora, em 2019, trará esses temas à tona, para debater e mostrar o que já está sendo realizado. A expectativa é de que a edição deste ano supere os mais de mil participantes do Fórum em 2018, ajudando a consolidar o IACC como um espaço de diálogo qualificado sobre a segurança pública. 

Empresas internacionais, referências na investigação criminal e no desenvolvimento de tecnologias para o combate ao crime, participaram do evento. Também haverá exposição de novas tecnologias para o combate ao crime organizado.

O Fórum IACC é uma iniciativa das entidades de Polícia Judiciária: Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional de São Paulo (ADPF/SP), Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF/SP) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).

A programação da 2ª edição do Fórum IACC conta com os Painéis:  Fortalecimento da Polícia judiciária; Desafios para o enfrentamento da corrupção; Crimes cibernéticos: como combater fake news, deepfakes e revange porn; Organizações criminosas; Lei orgânica e constituição federal; Inteligência Artificial e investigação da polícia judiciária; Segurança pública como direito humano fundamental; Repressão qualificada ao crime organizado; entre outros pontos. 

Inscreva-se