IACC 2019: Presidente da ADPF media painel sobre desafios do combate à corrupção

26 de novembro de 2019 18:23

O primeiro dia da 2ª edição do Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade (IACC) contou com quatro painéis que trataram dos seguintes temas: fortalecimento da polícia judiciária; desafios para o enfrentamento de combate à corrupção; crimes cibernéticos; e organizações criminosas. O evento acontece terça e quarta-feira (26 e 27), em São Paulo, e irá reunir especialistas para apresentar propostas e ações que promovam boas práticas de investigação para combater a criminalidade.

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva, participou do segundo painel como debatedor do tema “Desafios para o enfrentamento da corrupção”. Ele mediou debates sobre o crime institucionalizado e implementação de inovações em prevenção primária, controle, detecção, repressão e recuperação de ativos.

“É nossa responsabilidade constitucional proteger com a própria vida a sociedade, gerir bem a polícia e privilegiar o interesse público”, disse Paiva, Para ele, não basta apresentar só os problemas, é necessário apresentar soluções. “Eventos como esse existem para mostrar qual é a nossa visão”, afirmou.

Após dar as boas vindas aos participantes na abertura do Fórum IACC, a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF-SP) e diretora regional da ADPF-SP, delegada Tania Prado, enfatizou o trabalho desempenhado pela ADPF para a reposição do quadro de delegados da Polícia Federal. Ela fez questão de parabenizar o presidente da ADPF por ter encabeçado esse movimento, em nível nacional.

Tania Prado, uma das anfitriãs, fez questão de lembrar da luta da ADPF para a recomposição dos quadros da Polícia Federal

“Estávamos com um déficit muito grande de delegados no país inteiro e, graças à ADPF, todos os aprovados foram convocados”, explicou. Tania também agradeceu a presença dos ativistas de movimentos sociais que defendem a autonomia da instituição, os convidados que compunham a mesa de abertura e os futuros delegados das polícias Federal e Civil, que estavam na plateia.

O evento continuará nesta quarta-feira, com mais quatro painéis e o lançamento do Movimento Mulheres na Segurança Pública, além da Expo Forensics, uma exposição paralela de novas tecnologias com foco no combate ao crime.

Confira a programação completa

O Fórum IACC é uma iniciativa da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal/Regional de São Paulo (ADPF-SP), Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF-SP) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).

Serviço

IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade
Data: 26 e 27 de novembro de 2019 (terça e quarta-feira)
Horário: 8h30 às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Mais informações: www.forumiacc.com.br