“Estados e instituições precisam cooperar entre si”, diz Paiva, sobre tecnologia na segurança

15 de maio de 2020 17:13

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva, afirmou, nesta sexta-feira (15), que para o sistema de segurança pública avançar com investimentos em tecnologia é necessário integração e cooperação também entre os estados. Ele ainda defendeu estabilidade para o orçamento da Polícia Federal para garantir o fluxo de investimentos na instituição.

“No mínimo, nós deveríamos ter uma legislação que nos protegesse dos contingenciamentos. Tecnologia não é barato e o orçamento da Polícia Federal tem limitações sérias”, disse o delegado federal. Para ele, toda essa instabilidade dificulta o investimento em tecnologia.

Paiva lembra que existem várias propostas no Congresso Nacional de fortalecimento da PF aguardando votação em relação à autonomia e mandato para diretor-geral. “Talvez o texto que esteja lá mereça algum aprimoramento, mas isto só vai ocorrer se houver o debate das propostas e aprovação das legislações”, afirmou.

Com relação à cooperação entre os órgãos, o presidente da ADPF avalia ser necessário que as instituições confiem umas nas outras e que haja um marco normativo, como o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que, segundo ele, precisa ser desenvolvido. “O Brasil tem 27 realidades totalmente distintas e um gargalo a resolver de como fazer cooperação e coordenação”, disse Paiva.

O delegado federal reforçou que cooperação não significa sobreposição de atribuições, com uma instituição fazendo o trabalho da outra. “Quando os órgãos competem, eles não cooperam e não se coordenam entre si. E, no serviço público, esse tipo de pensamento não pode existir”, avaliou.

As afirmações foram feitas durante transmissão ao vivo nas redes sociais da ADPF, em live na qual se discutiu “Tecnologia e Segurança: Novos Desafios”, tema do 3º Simpósio Internacional de Segurança, que acontecerá entre os dias 19 e 20 de outubro, em Brasília. O evento, uma realização da Diretoria Regional da ADPF-DF, aconteceria em maio, mas foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.

A discussão foi mediada pelo diretor regional da ADPF-DF e vice-presidente da ADPF, delegado federal Luciano Leiro, que coordena o Simpósio. Teve como convidado o secretário de Segurança Pública do Tocantins, delegado federal Cristiano Sampaio, presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Esta foi a primeira de várias transmissões semelhantes que serão feitas pela ADPF.

Simpósio de Segurança

Em 2020, o evento chegará à sua 3ª edição com o objetivo de propagar as melhores práticas de tecnologia no Brasil e no mundo que possam ser aplicadas no combate à criminalidade, tanto na fase de investigação como na prevenção de crimes. Vários parceiros confirmaram participação, além do apoio institucional de instituições como a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e Colégio de Nacional dos Secretários de Segurança Pública.

Confira a live na íntegra: