Em Brasília, delegados lançam livro sobre enfrentamento ao terrorismo

29 de abril de 2019 17:34

O livro “Perspectivas do Terrorismo Transnacional Contemporâneo” reúne o que existe de mais moderno no enfrentamento ao terrorismo. A obra, coorganizada pelo delegado federal José Fernando Moraes Chuy, conta com reflexões teóricas e técnicas de especialistas da área de segurança pública, entre eles, os delegados federais Alexandre Silveira de Oliveira; Felipe Leal; e Rafael França, que abordam a prevenção e o enfrentamento a esse tipo de crime.

“Foi um desafio muito grande juntar essas pessoas de diferentes tendências com uma forma bastante democrática e imparcial. Mas cada um consegue colocar o seu posicionamento, dentro de um perfil acadêmico”, reitera o organizador do livro, delegado Fernando Chuy.

Como articulista, o delegado Rafael França, aborda o tema pela ótica do controle de fronteiras, comentando o Decreto 9457/2018, que trata sobre a Resolução nº 2.396/2017 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “É uma oportunidade de analisar os impactos do decreto na temática gestão fronteiriça no país, que foi tema do meu doutorado“, explicou.

O presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, que prestigiou o evento, falou sobre a importância de apoiar delegados federais na publicação de livros. “Nós temos propriedade para falar sobre esses assuntos e há um público sedento por informações sobre nosso trabalho. Nada melhor do que nós mesmos encabeçarmos pesquisas, estudos, colocarmos no papel histórias e informações sobre o trabalho que a Polícia Federal executa, e, dessa forma, auxiliarmos na formação de profissionais da área de segurança pública”.

O delegado Chuy ressalta o apoio da ADPF para a publicação dos exemplares. “A direção da ADPF sempre incentivou a nossa pesquisa. É um assunto de difícil mensurar a importância, porque não se tem quase nada no Brasil sobre essa sistemática. Esse livro é pioneiro, e a ADPF apostou no pioneirismo da obra.”

A obra que tem 15 capítulos e é dividida em duas partes. “Na primeira, fazemos um apanhado sobre o terrorismo de uma forma genérica no mundo, com a sua origem, desenvolvimento e momento atual. Na segunda, trazemos isso para o perfil do Brasil e da América do Sul, traçando estratégias que seriam importantes para a prevenção do fenômeno”, explica o Chuy.

O vice-presidente e diretor da ADPF/DF, Luciano Leiro, amigos, parentes e admiradores estiveram presentes no lançamento do livro que aconteceu na última sexta-feira (26), em Brasília.

A obra pode ser comprada aqui.