Delegados Federais lançam livro em Brasília sobre crime institucionalizado

3 de abril de 2019 20:27

Em um evento muito prestigiado, com filas dando voltas pela livraria, os delegados federais Jorge Pontes e Márcio Anselmo lançaram o livro Crime.Gov. A estreia aconteceu nesta terça-feira (02), no Shopping Iguatemi, em Brasília, com sessão de autógrafos. O presidente da ADPF, Edvandir Felix Paiva, e o vice, Luciano Soares Leiro, prestigiaram o lançamento que contou com a presença de ministros, parlamentares, delegados federais, admiradores, além de amigos e familiares.

Na obra, cujo prefácio foi escrito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, os autores descrevem uma modalidade estabelecida nos Três Poderes há décadas, que passou a ser denominada como: crime institucionalizado. Pontes explica esse conceito, teorizado por ele. “Significa uma nova morfologia, uma nova forma de cometer crimes, altamente lucrativos, que se faz de maneira ‘oficial’, de dentro dos governos. São grupos políticos que usam o poder que têm para roubar.”

O presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, destacou a pertinência do tema. “É uma ótima leitura, que chega para nós em um momento muito simbólico. A Operação Lava Jato, que inspirou a obra, está fazendo cinco anos e a população quer entender melhor essa modalidade que os autores explicam com a autoridade de quem atuou no combate a esse tipo de crime”, explicou. “Além disso, receberemos em breve os novos delegados federais, que passaram no último concurso. Inclusive, alguns estiveram aqui, para prestigiar e comprar o livro. Com certeza essa obra também servirá de referência para os futuros colegas e os ajudará a entender a necessidade de fortalecimento da Polícia Federal para combate ao crime institucionalizado”, concluiu.

O vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro, também comentou o êxito do evento. “É sempre bom ver o reconhecimento do trabalho de excelência da Polícia Federal, como dos delegados federais Márcio Anselmo e Jorge Pontes. Um livro que já nasceu um sucesso e só enaltece a nossa Polícia Federal”, disse.

Também estiveram presentes no lançamento o ministro do STF Luiz Barroso, a ex-ministra do STJ Eliana Calmon, os parlamentares Carla Zambelli e Luiz Flávio Gomes, além de colegas de trabalho, familiares e amigos. A obra está disponível em diversas livrarias e também pode ser comprada no site da Companhia das Letras.