Delegados do Maranhão elaboram Carta de Barreirinhas com encaminhamentos à PF

14 de dezembro de 2020 17:28

O III Encontro Regional de Delegados de Polícia Federal, no Maranhão, resultou na elaboração da Carta de Barreirinhas com encaminhamentos destinados à Direção-Geral da PF.

Realizado pela Diretoria Regional da ADPF-MA, o evento ocorreu entre 05 e 08 de dezembro, na cidade de Barreirinhas, com o objetivo de promover o fortalecimento da Polícia Federal, no estado.

No documento, os delegados federais associados elencam cinco pontos relativos a propostas de investimentos, não só na área administrativa da Polícia Federal, na Amazônia Legal, como, também, na valorização dos policiais.

A ADPF-MA conclama a Polícia Federal para que priorize recursos e ações voltados às demandas relacionadas.

Confira o teor na íntegra:

Carta de Barreirinhas

Os Delegados de Polícia Federal, reunidos durante o III Encontro Regional dos Delegados de Polícia Federal no Maranhão, na cidade de Barreirinhas, entre 05 e 08 de dezembro de 2020, com objetivo de promover o fortalecimento da Polícia Federal no estado manifestam:

  1. O firme compromisso em continuar realizando o cumprimento de suas atribuições, notadamente no combate à corrupção, aos crime ambientais e às demais tipologias de crimes no complexo Estado do Maranhão, localizado parte na Amazônia Legal e parte na área de transição ao semiárido nordestino;
  2. A necessidade de ter, à sua disposição, recursos humanos e materiais suficientes para a condução das investigações policiais;
  3. A necessidade de que seja priorizado o trâmite do já iniciado processo de construção da primeira sede própria da Superintendência de Polícia Federal no Maranhão, com condições de abrigar adequadamente o efetivo existente e futuro;
  4. A necessidade de destinação constante de novos servidores policiais e administrativos oriundos de concursos públicos e de concursos de remoção, para fazer frente ao crescente número de aposentadorias e às dificuldades de fixação de efetivo no estado;
  5. Finalmente, a necessidade premente de medidas de fixação de efetivo no estado, notadamente através de tratamento igualitário às lotações de difícil provimento através da implantação de adicional para todas as unidades dos estado, inclusive São Luís, a qual faz parte da Amazônia Legal.

A ADPF/MA se compromete em envidar todos os esforços para buscar o cumprimento de todos os itens constantes nesta carta, bem como conclama a Polícia Federal para que priorize recursos e ações voltados às demandas relacionadas, cujo objetivo fundamental é fortalecer cada vez mais a PF no Maranhão, regional que, mesmo com as necessidades pontuadas, vem se destacando com bons índices de conclusão de investigações, de produtividade operacional e de produtividade administrativa.