Delegado faz alerta sobre reforma da lei de lavagem de dinheiro

9 de novembro de 2020 16:41

O delegado de Polícia Federal Edson Garutti falou sobre os riscos e cuidados na alteração de dispositivos da lei de lavagem de dinheiro, ao participar, na sexta-feira (6), de audiência pública virtual na Câmara dos Deputados. O evento foi realizado pela comissão de juristas criada para propor mudanças na legislação.

Garutti é coordenador-geral de Articulação Institucional – DRCI/SENAJUS/MJSP e participou da audiência como membro da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Além de apontar as preocupações da Enccla, ele chamou a atenção para a falta de delegados de polícia na comissão que revisa a lei.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), junto com mais seis entidades associativas, chegou a subscrever requerimento no qual se evidencia a necessidade de participação paritária na comissão de juristas. O documento foi enviado, no início de outubro, ao presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia.

A comissão foi instalada, em setembro de 2020, para avaliar e propor novas mudanças na Lei da Lavagem de Dinheiro, de 1998, parcialmente reformada, em 2012, pela Lei 12.683.

Confira a matéria completa no site da EADelta