Delegado Alexandre Ramagem toma posse como novo diretor-geral da Abin

12 de julho de 2019 15:44

O delegado de Polícia Federal Alexandre Ramagem tomou posse, nesta quinta-feira (11), como diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Estiveram presentes na solenidade o presidente da República, Jair Bolsonaro, e autoridades ligadas à área jurídica e de segurança pública. O presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, e o vice, Luciano Leiro, também prestigiaram o colega.

Paiva destacou a experiência do delegado como essencial para a gestão do órgão. “A ADPF veio prestigiar o Dr Ramagem que, com toda certeza, é um profissional preparado e com as qualificações necessárias para a função. Desejo uma gestão de sucesso e destaque”, ressaltou.

Ao discursar na posse, Ramagem afirmou que é preciso resgatar a escola de inteligência do país e auxiliar na prevenção de crimes. Segundo o novo diretor da Abin, o Brasil “merece deter uma inteligência de Estado com capacidade e credibilidade perante as demais instituições e a sociedade”.

A Abin é vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, comandada pelo ministro Augusto Heleno. A indicação do delegado Alexandre Ramagem foi aprovada no mês passado pelo Senado. Ele substitui Janér Tesch Hosken Alvarenga.

Perfil

Ramagem é delegado federal desde 2005, integrou a equipe de investigação da Operação Lava Jato, foi responsável pelas Divisões de Administração de Recursos Humanos (2013/14) e de Estudos, Legislações e Pareceres da Polícia Federal (2016/17). O delegado também coordenou o trabalho da Polícia Federal junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro, entre outros.