Concurso da PF: datas do curso de formação são divulgadas

16 de maio de 2019 14:34

Os aprovados no concurso da Polícia Federal de 2018 já podem se preparar para o Curso de Formação Profissional (CFP). De acordo com informações divulgadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe Cespe/UnB), as aulas devem acontecer entre junho e novembro deste ano, para cinco categorias: delegado, perito criminal, agente, papiloscopista e escrivão.

Realizado na Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, o curso funciona sob regime de internato, de 7h30 de segunda-feira até as 18h de sábado. Para os delegados federais, as aulas são focadas em gestão policial, investigação e outras matérias para a formação teórica. Eles também aprendem a instaurar e presidir procedimentos policiais, orientar e comandar a execução de investigações. Além disso, são realizados treinos e testes de preparo físico.

O aluno regularmente matriculado no CFP poderá optar por receber, durante o período do curso, a título de auxílio-financeiro, 50% da remuneração da classe inicial do cargo pretendido, incididos os descontos legais. Para isso, ele deve possuir conta-corrente em alguma instituição financeira.

Recomposição dos quadros

No mês passado, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou a convocação de mil candidatos aprovados no concurso da PF. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) esteve entre as instituições que criaram uma rede de convencimento para demonstrar ao governo a importância e necessidade do chamamento. Atualmente, a PF sofre com um déficit no quadro efetivo, com falta de mais de 4.500 servidores.

Veja o anúncio do curso aqui.

Confira o cronograma dos cursos

Delegado: matrícula em 8 e 9 de junho; curso entre 10 de junho e 8 de novembro.
Perito criminal: matrícula em 15 e 16 de junho; curso entre 17 de junho e 8 de novembro.
Agente, escrivão e papiloscopista: matrícula em 22 e 23 de junho; curso entre 24 de junho e 8 de novembro.