Com destaque para delegados, Espírito Santo recebe Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

30 de julho de 2019 14:21

O estado do Espírito Santo recebe, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, a terceira edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento já passou por Pernambuco e Pará e, na capital capixaba, aborda o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”.

Essa é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com o objetivo de aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, visando o aumento da capacidade investigativa de crimes com impacto positivo na segurança pública.

Para o diretor de Ensino e Estatística (DEE) da Senasp e idealizador do PFPJ, delegado federal Jorge Pontes, faltam eventos dessa natureza para os profissionais. “Chegamos a conclusão sobre a necessidade de criar para atender uma demanda grande de apoio às polícias judiciárias que, nos últimos anos, teriam sido negligenciadas por parte dos governos estaduais”, apontou.

Pontes também esteve como palestrante, abordando o tema crime institucionalizado. O termo se refere a uma modalidade de corrupção, onde os grupos políticos usam o poder que têm para roubar dinheiro público. Esse também é tema do livro de Pontes, em parceria com o delegado federal Márcio Anselmo, intitulado de Crime.Gov.

Delegados Getúlio Bezerra e Jorge Pontes

O delegado federal Getúlio Bezerra também palestrou no programa. Para ele, a polícia, atualmente, usufrui de uma série de avanços que facilitam nas investigações contra o crime organizado. “Nós temos uma legislação que avançou muito. Antigamente, eram muitas dificuldades. Além de não ter a legislação, não tínhamos tantas ferramentas tecnológicas. O curso é uma maneira de incentivar as polícias judiciárias do estados”, destacou Bezerra.

Foram convidados delegados federais de várias gerações, responsáveis pelas maiores operações realizadas pela PF nos últimos 15 anos, como Paulo Lacerda, Getúlio Bezerra, Jorge Pontes, Mauricio Moscardi, Isalino Giacomet, Cleyber Malta e Frederico Skora. Serão mostrados estudos de casos e diferentes técnicas operacionais.

Entre os assuntos discutidos com os alunos estão a atuação integrada, enfrentamento ao crime institucionalizado e à grande corrupção, combate às organizações criminosas, lavagem de dinheiro, planejamento operacional, cooperação internacional e inteligência policial. Os próximos estados que receberão o PFPJ serão: Goiás e Paraná.