Cantata de Natal exalta amizade de integrantes do coral da ADPF-DF

16 de dezembro de 2019 14:41

A Cantata de Natal do coral da Diretoria Regional da ADPF-DF marcou o recesso de fim de ano do grupo que voltará com suas atividades musicais e beneficentes na segunda quinzena de janeiro de 2020. No repertório, sete canções ensaiadas ao longo do ano para o grande momento da apresentação na sede, no Lago Sul, em Brasília (DF), que ocorreu na sexta-feira (13), com a presença de familiares dos participantes e funcionários da ADPF.

Pelo verso da última canção – “Amigos para sempre” (Andy Lloyd Webber) – os integrantes declararam o significado de manter o coral ativo: Eu não tenho nada pra dizer / Você parece no momento até saber / O quanto eu estou sofrendo / Vem vejo através dos olhos teus / A emoção que sinto em estar aqui / Sentir seu coração me amando / Amigos para sempre é o que nós iremos ser / Na primavera ou em qualquer das estações / Nas horas tristes nos momentos de prazer / Amigos para sempre.

“Amigos para sempre” foi uma canção selecionada pela maestrina Cláudia da Silva Costa, 54 anos, por perceber – nestes três anos em que rege o coral – o que mantém a unidade do grupo, formado por associados aposentados, familiares e amigos: o forte vínculo emocional. “Cantar chega a ser um pretexto para que eles possam estar juntos. O amor, a cumplicidade e o cuidado de um com o outro, são muito evidentes na relação entre eles”, observa.

A canção que encerrou a Cantata, traduziu o sentimento dos integrantes do coral

E, para acentuar esse cuidado, Claudia utiliza os conhecimentos que está adquirindo na graduação de Fonoaudiologia para ajudar na qualidade de vida dos integrantes, uma vez que o canto, segundo ela, traz muitos benefícios para a saúde física, mental e social.

“Os exercícios respiratórios que faço com eles regulam a postura corporal, eliminam a insônia e a dificuldade para engolir alimentos, melhoram a tonicidade da laringe, entre outros benefícios”, exemplifica a maestrina que é cantora lírica aposentada da Escola de Música de Brasília, possuindo um legado musical a serviço de diversos corais que orienta.

O trabalho de Cláudia Costa no coral da ADPF-DF conta com a ajuda da pianista Ilke Takada, 53 anos, também aposentada da Escola de Música de Brasília, que produz os arranjos musicais. As duas colecionam apresentações em diversos trabalhos pelo País e, pelo visto, a parceria se estendeu para as orientações de vários corais.

Além de apresentações juntas ao longo de suas carreiras, a parceria da maestrina Cláudia Costa e da pianista Ilke Takada se estendeu para a orientação de corais

Ilke também já trabalhou com diversos perfis de grupos musicais e a diferença que ela percebe é que, para os idosos, o importante não é estar num palco e receber aplausos, o mais importante é a ideia de pertencimento, de se sentirem parte de um grupo. “Pra mim é um aprendizado [ajudar no coral da ADPF]. Eles são esforçados, tem muito vigor, positividade, energia e um relacionamento muito forte, o que é muito bonito de ver”, conta a pianista.

As percepções de Cláudia e Ilke é atestada por participantes como a Gilda Ribeiro, 77 anos, advogada aposentada que participa do coral há mais de 10 anos, a convite da irmã, Maria Angélica Ribeiro, 73 anos, delegada federal aposentada e associada da ADPF. Gilda, assim como a irmã, consideram o grupo como uma família, um encontro de amigos onde se sentem bem e acolhidas.

As irmãs Gilda e Maria Angélica participam do coral há mais de 10 anos e consideram o grupo como uma família

Apresentação

Antes de começar a apresentação, o anfitrião delegado federal aposentado Bolívar Steinmetz, que também é diretor de Aposentados e Pensionistas da ADPF nacional, cumprimentou os convidados, falou da atuação do grupo e deixou o convite aberto para quem quisesse fazer parte da família.

“O coral também tem iniciativas de responsabilidade social, como foi o caso da campanha do agasalho que fizemos este ano arrecadando cobertores para mendigos e calungas, no período do inverno. Fizemos, ainda, uma apresentação no Espaço da Corte”, falou Steinmetz.

Anfitrião da Cantata de Natal, Bolívar Steinmetz, falou da atuação do coral, antes de começar a apresentação

Os calungas são descendentes de africanos que vivem no município de Cavalcante, no estado de Goiás. Foi lá que foram entregues os itens arrecadados na campanha do agasalho realizada pelo coral da regional do DF.

Itens arrecadados com a campanha do agasalho foram entregues aos calungas que vivem em Cavalcante (GO)

A diretora de Aposentados da ADPF-DF, Viviane da Rosa, compareceu à Cantata de Natal e interagiu com os associados.

Além de “Amigos para sempre”, o repertório da apresentação incluiu as seguintes canções: Noite Feliz (Grüber); Natal (Vilma Macedo de Souza); Desejamos Feliz Ano Novo (anônima); Que a luz de Cristo Brilhe (Tom Fetke); Tudo que se quer (All Ask Of You – Lloyd Webber) e Va’ Pensiero (coro dos escravos hebreus da Ópera Nabucco – Giuseppe Verdi). Ao final, foi cantada a música de parabéns aos aniversariantes do mês e servido um jantar aos convidados.

Veja mais fotos