ADPF vai à Câmara para defender aposentadoria policial

10 de abril de 2019 17:14

Tratamento justo para classe policial. É o que a ADPF, junto às demais categorias policiais que formam a União dos Policiais do Brasil (UPB), estão buscando. Por isso, as entidades estiveram nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados, para solicitar apoio dos parlamentares para o regime de aposentadoria policial na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, conhecida como reforma da previdência.

“Estamos lutando pela dignidade do trato previdenciário dos policiais do Brasil inteiro. Queremos um tratamento similar ao que foi dado aos militares, pois as causas são as mesmas”, explicou o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva. “A aposentadoria policial é um direito e nós vamos defendê-lo”, afirmou.

O vice-presidente da associação e diretor da ADPF-DF, Luciano Leiro, aponta que os policiais precisam de um regime especial pela periculosidade da profissão. “Enfrentamos, diariamente, o risco de morrer e o estresse por conta do trabalho. Isso precisa ser levado em consideração na reforma da previdência, como ocorre em diversos países.”, defendeu Leiro.

Os principais efeitos da reforma da previdência como está redigida na PEC 06/2019 serão o envelhecimento das polícias e consequentemente uma sociedade mais desprotegida, o abandono financeiro das famílias dos policiais, mormente quando falecerem em serviço e um verdadeiro confisco por meio do aumento escorchante de alíquotas previdenciárias.