ADPF participa do 1º Simpósio de Combate à Corrupção na Administração Pública

18 de junho de 2019 15:23

O 1º Simpósio de Combate à Corrupção na Administração Pública, em Curitiba, contou com a presença do presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, nesta sexta-feira (14). O evento é dedicado a discutir ações que garantam a administração do Estado com honestidade, além da busca pelo fortalecimento da credibilidade nas instituições públicas.

Paiva palestrou no segundo painel do dia sobre a autonomia das polícias judiciárias como política pública de combate à corrupção e ao crime organizado. “Esse encontro foi promovido para discutir ações que podem traçar novas perspectivas de ética e integridade na administração pública. Foram reunidos, aqui, grandes especialistas de vários setores da sociedade. São metodologias internacionais de compliance, ética e combate à corrupção”, afirmou Paiva.

O evento teve início ontem (13), com abertura feita pelo governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior e o filósofo, escritor e colunista do Jornal Folha de S.Paulo Luiz Felipe Pondé. Também estiveram presentes especialistas da área de segurança pública, polícia judiciária, procuradores, professores e advogados. Os delegados federais Luciano Flores, superintendente regional da PF do Paraná, e Felipe Eduardo Hideo Hayashi, diretor do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do PR, também debateram no simpósio.

Delegado federal Luciano Flores, superintendente regional da PF do Paraná

“A presença de delegados federais neste evento é de suma importância, pois demonstra o quanto a Polícia Federal é uma instituição fortalecida e que tem muito ainda para contribuir para o crescimento do país”, reiterou o presidente da ADPF.

O Programa de Integridade de Compliance do Governo Estadual, que busca combater falhas e corrupção, foi um dos assuntos mais comentados do simpósio. O evento também incluiu painéis sobre casos de sucesso de empresas públicas no trabalho contra possíveis desvios de conduta.


O delegado federal Felipe Eduardo Hideo Hayashi, diretor do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do PR, também participou do evento