ADPF e UPB se mobilizam pela aposentadoria policial

25 de junho de 2019 16:47

O direito à aposentadoria policial foi tema de mobilizações que aconteceram hoje em capitais do país. Em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), em parceria com a União dos Policiais do Brasil (UPB), participou da organização dos protestos.

Na capital federal, o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, demonstrou preocupação em não ter essa questão resolvida às vésperas da Comissão especial da Câmara votar o relatório da proposta e ressaltou a desigualdade de tratamento entre os militares e as demais polícias.

“A diferença é imensa e representa um grande prejuízo para nós que, diariamente, corremos risco de vida e também para as nossas famílias. Se a reforma passar do jeito que está hoje, um colega que deixe uma esposa e um filho, vai deixar 50% do seu salário. Se for só a mulher, é 44%”, explicou.

Durante o protesto, Paiva disse apostar na força da classe para mudar a situação. “Como nós vamos reverter isso? Só tem um jeito: mobilizando-se”, disse ao convocar os colegas para o embate.

“A hora de lutar é agora. Peço a ajuda, a compreensão e a mobilização de todos para que a gente possa fazer o movimento mais coeso daqui para frente. Na semana que vem, a gente tem uma mobilização aqui em Brasília, no Congresso Nacional, e esperamos contar com todos os policiais federais lá”, concluiu Paiva.

As mobilizações de hoje também aconteceram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, nas sedes das superintendências da PF, com a presença de membros da UPB e diretores regionais da ADPF.

Em São Paulo, a diretora regional Tania Prado acompanhou a manifestação.”Estão propondo um tratamento injusto e desigual aos policiais não-militares, eliminando a pensão por morte digna para seus dependentes, sem qualquer regra de transição, sem diferenciação de idade por gênero para as mulheres policiais, além de criar um tratamento péssimo para os policiais mais novos”, argumentou.

Na próxima terça-feira, os policiais estarão em uma manifestação na Esplanada dos Ministérios para defender a aposentadoria policial. São esperados servidores de todo o Brasil na mobilização.