ADPF: 44 anos em defesa dos delegados de Polícia Federal

29 de outubro de 2020 09:19

Em 44 anos de existência, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) tem cumprido com rigor a missão para a qual foi criada, em 1976 – unir a classe de delegados e, em nome dela, defender-lhe os interesses e garantir melhoria de vida dos associados.

Os números dão a dimensão dessa jornada. Desde que foi criada, a ADPF contemplou 924 associados com os benefícios ofertados pela entidade: auxílio jurídico, auxílio funeral, auxílio post mortem, carta fiança, mestrados, doutorados, cursos de pós-graduação, publicação de livros, registro de armas (reembolso com valor imediato), custas extras, auxílio excepcional e kit aniversários e sorteios. No total, foram concedidos 1.477 benefícios, segundo balanço da entidade, até agosto de 2020, sem contar os diversos convênios voltados à oferta de outros serviços.

Presidente da ADPF em segundo mandato, o delegado Edvandir Félix de Paiva lembra que a entidade está à disposição dos 2,3 mil delegados e delegadas de Polícia Federal associados para lutar em favor de seus direitos, reivindicações e defesa das prerrogativas da classe. Além disso, a associação também existe para servir aos associados por meio da organização de serviços e benefícios assistenciais.

“A ADPF é a casa do delegado de Polícia Federal, o porto seguro onde ele pode recorrer sempre que perceber que o seu direito está sendo violado ou que precisar de algum auxílio ou serviço disponível no nosso catálogo de benefícios”, diz Paiva.

Cada estado da federação conta com uma Diretoria Regional da ADPF para manter vigilância sobre todo e qualquer assunto pertinente à classe. Os canais de comunicação da sede nacional, em Brasília (DF), também estão abertos para o atendimento das necessidades de cada associado de qualquer lugar do Brasil, por meio da Central de Atendimentos 0800.940.7069 ou do Fale Conosco, no site.

Ao todo, passaram pela presidência da entidade 18 delegados de Polícia Federal: 17 homens e uma mulher. Veja aqui a Galeria de Presidentes.

Atuação

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal foi fundada em 29 de outubro de 1976, em Brasília, ao mesmo tempo em que a Polícia Federal começava a se estruturar como órgão estritamente policial.

É a principal representante da categoria de delegados de Polícia Federal e tem sua trajetória marcada por atuações vitoriosas, entre elas, a luta pela reposição de quadros da PF, celebração de acordos de colaboração premiada por delegados, reivindicação contra o congelamento de salário, progressões e promoções a servidores da PF durante a pandemia da Covid-19, derrubada de emendas à MP 918 e reconhecimento da paridade e integralidade aos policiais federais que completarem os requisitos para aposentadoria policial até a promulgação da Emenda 103. Além de conquistas históricas, como as leis 12.830, 12850, e 13.047, negociações salariais e tantos outros episódios de coesão da categoria.

Também é função da ADPF promover e estimular a união da classe e o desenvolvimento cultural e profissional dos integrantes, além de colaborar com as autoridades ao apresentar propostas relativas aos interesses da Polícia Federal e seus servidores.

No momento, a entidade segue acompanhando, com apoio das diretorias regionais, as pautas parlamentares discutidas no Congresso Nacional, a exemplo da PEC 412/2009 (Autonomia da PF), PEC 32/2020 (reforma administrativa) e PLP 39/2020 (Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus).