75 anos com louvor: ADPF comemora Jubileu da Polícia Federal

27 de março de 2019 17:54

A Polícia Federal chegou aos 75 anos como um grande orgulho nacional e para comemorar o Jubileu, servidores do órgão estiveram reunidos hoje (27), em Brasília. O presidente e o vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Edvandir Paiva e Luciano Leiro, estiveram presentes para comemorar mais um ano de vida da instituição responsável pelas maiores operações do Brasil.

Durante a cerimônia, o diretor-geral da PF, delegado federal Maurício Valeixo, explicou que órgão se sobressai mesmo diante das dificuldades. “A Polícia Federal é uma jovem instituição, porém, com a dedicação, com o desprendimento de seus valorosos servidores que mesmo com todas as dificuldades expostas, com limitações de recursos humanos, realizam bases históricas, possibilitando construir uma instituição fiel aos conceitos estabelecidos pela Constituição Federal.”

Valeixo também homenageou o sacrifício dos servidores. “É essa dedicação, esse comprometimento ao longo dos 75 anos que transformou a Polícia Federal em uma instituição imparcial, apolítica, apartidária, elevada de dignidade, respeito e reconhecimento. Estamos ajudando a escrever a história da Polícia Federal com muito esforço e sacrifício, pois esse é o nosso dever.”

O delegado federal Luiz Pontel, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em sua fala, também ressaltou o componente humano. “Aos servidores rendemos nossas homenagens hoje, mas não só os que estão na ativa. Aos que fizeram parte no passado também, os colegas aposentados que construíram essa história muito bonita, que tornaram a Polícia Federal forte e ajudaram a edificar a instituição que hoje é respeitada pela sociedade brasileira”, ressaltou.

Para o presidente da ADPF, Edvandir Paiva, é um orgulho ver a PF chegar a tal idade comemorando tantas vitórias. “Chegamos aos 75 anos em grande estilo. Temos o respeito e reconhecimento da sociedade, além pesquisas recentes demonstrarem que mesmo com pouco investimento, sem a autonomia devida, a PF tem altas taxas de resolução de inquéritos”, afirmou. “Para comemorarmos os próximos anos, com mais conquistas, é preciso fortalecer nossa querida Polícia Federal. E é por isso que a ADPF trabalha incansavelmente”, concluiu.

O delegado federal Luciano Leiro cita a importância de mais investimentos e recomposição de quadros de servidores. “A Polícia Federal, hoje, trabalha com um déficit de 4.500 policiais. Isso atrapalha o andamento das demandas, além de sobrecarregar os servidores da instituição. Precisamos chamar os aprovados no concurso da PF e convocar novos certames”, afirma.

Também estiveram presentes o diretor técnico-científico da Polícia Federal Flávio Augusto da Silva; o superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho; além de servidores, superintendentes e representantes de entidades de classe.

Veja mais fotos do evento.