3º Simpósio de Segurança apresenta soluções tecnológicas para o combate ao crime

20 de outubro de 2020 16:07

O 3º Simpósio Internacional de Segurança – Edição Online iniciou, nesta segunda-feira (19), com o Painel “Modernização Tecnológica da Investigação na Polícia Federal” com a participação dos delegados de Polícia Federal Rolando Alexandre Almeida, diretor-geral da PF; João Vianey Xavier Filho, corregedor-geral da PF; e Edvandir Felix de Paiva, presidente da ADPF, como moderador do Painel. A apresentação do evento é feita pelo delegado federal Luciano Leiro, coordenador do Simpósio e vice-presidente da ADPF.

Pela primeira vez em formato online, em razão da pandemia da Covid-19, o evento busca apresentar tecnologias para o aperfeiçoamento do combate à criminalidade no País.

“Nós estamos cumprindo a função que cabe à ADPF, como representante de 2,3 mil delegados de Polícia Federal, de apontar as dificuldades, fazer o diagnóstico dos problemas mas, fundamentalmente, apresentar soluções, trazer conhecimento para as pessoas envolvidas no combate à criminalidade e nas soluções de segurança pública desse País”, disse o presidente da ADPF, Edvandir Paiva.

No Painel “Modernização Tecnológica da Investigação na Polícia Federal” foram apresentadas as iniciativas em andamento na instituição para aperfeiçoar o trabalho dos policiais. “Hoje, nós buscamos, na PF, rapidez e profundidade nas investigações. E a forma de alcançar isso é por meio da tecnologia. Temos feito essa busca incessante para tornar a Polícia Federal cada vez mais eficiente”, afirmou o diretor-geral Rolando Alexandre.

Os demais painéis ocorrerão até quarta-feira (21) e contarão com a exposição de temas por especialistas com atuação nacional e internacional, voltados para os desafios do combate aos crimes cibernéticos. Paralelo a isso, ocorre uma exposição virtual com apresentação de soluções tecnológicas para o aperfeiçoamento do trabalho em segurança pública, por empresas nacionais e internacionais.

A apresentação do evento é feita pelo delegado federal Luciano Leiro, coordenador do Simpósio e vice-presidente da ADPF

Desafio InTeSeg

Um dos diferenciais dessa edição, de acordo com o vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro, é o Desafio SINTSP – InTeSeg (Inovação, Tecnologia e Segurança), uma ação da entidade para apoiar iniciativas de startups do Distrito Federal, com foco no desenvolvimento tecnológico no combate à criminalidade.

O Desafio foi realizado por meio de Chamada Pública e as empresas vencedoras poderão apresentar projetos no último dia do Simpósio, durante o Painel 11, às 16h.

Os painelistas serão Marco Antônio Costa Júnior, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF, com o tema “O papel da Fundação de Apoio à Pesquisa”; Marcos José Sarres de Almeida, CEO da GoLedger, com o tema “Solução GoBio – Identificação de Pessoas em Blockchain”; e Marcio Santo, fundador da SafeBand, com o tema “SafeBand, segurança ao alcance das mãos”. Almeida e Santo foram, respectivamente, primeiro e segundo colocados, no Desafio.

Estrutura de apresentação online do 3º Simpósio Internacional de Segurança