Vídeos Fotos Notícias

28/10/2013 - 13:57:11

EVENTO

III Encontro Nacional de Delegadas Federais

Evento buscou conscientizar a importância das mulheres nas tomadas de decisão

  • ADPF
  • Felipe Chaves e Luisa Marini

   

Nos dias 17 a 20 de outubro a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizou o III Encontro Nacional de Delegadas Federais, em Ouro Preto/MG. O evento buscou incentivar a conscientização das Delegadas do Departamento de Polícia Federal (DPF) sobre a importância do papel das mulheres na tomada de decisões na gestão da segurança pública.


O encontro aconteceu no Hotel Sesc Estalagem e apresentou como tema central “O exercício da autoridade conciliatória pelas mulheres”. O evento contou com palestras ministradas por Delegadas, que tinham como proposta o papel da mulher na administração pública e a evolução na política por mulheres. No final, as participantes puderem fazer um passeio turístico pela cidade.


Segundo Valéria de Moraes, assessora da secretaria de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), as mulheres representam 15% do total de profissionais que desempenham esta função. Valéria afirma ainda que o quantitativo de delegadas proporcionalmente supera, até mesmo, o número de mulheres agentes da Polícia Federal, que constitui 10% do efetivo.


A coordenadora do encontro, Cristina Amaral, de Minas Gerais, conta que o evento foi inovador e fez com que as mulheres definissem pautas para sua atuação na Polícia. “O encontro trouxe uma abertura para a mulher policial dentro do cotidiano da polícia, não só para as que atuam nos cargos de chefia, mas para as policiais de cada área. Ouvir depoimentos das mulheres nos mostra que podemos balancear nossas vidas pessoais, cuidar das nossas responsabilidades, e lidar com a nossa carreira na PF”, relada a delegada.


A delegada Tânia Fogaça, do DF, ressaltou o conteúdo diversificado do evento e a participação das delegadas, que contribuíram para debates interessantes e necessários. Segundo a delegada, “a prioridade da atual gestão da ADPF é ouvir seus associados, e o evento visou justamente dar voz às mulheres e aproxima-las de seus interesses”.


Solange Vaz dos Santos, organizadora do evento, reforça a importância de encontros com este tema para o exercício da mulher na Polícia Federal. A delegada espera organizar mais eventos deste porte para conscientizar as mulheres de sua importância e como elas podem construir uma carreira na PF sem deixar de lado a família e suas responsabilidades.

 

Para ver as fotos do evento, clique aqui.


Faça login no Espaço do Associado para dar sua opinião e ler os comentários desta matéria.

REDES SOCIAIS


Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
SHIS QI 07 conj. 06 casa 02 - Lago Sul
Brasília/DF - CEP 71.615-260
Central de Atendimentos: 0800.940.7069